O Evangelho Segundo o Espiritismo, livro editado por Allan Kardec com o auxílio de mentores espirituais, lançado em abril de 1864, celebra neste ano os seus 150 anos de publicação.
Obra básica e de extrema importância para o Espiritismo, parte integrante do pentateuco organizado por Kardec esclarecendo temas cristãos e da doutrina espírita, O Evangelho Segundo O Espiritismo foi o segundo volume publicado pelo professor e pesquisador francês.
A primeira edição do livro, publicado em Paris, França, inicialmente tinha como título Imitação do Evangelho. Nas edições seguintes, Kardec alterou o título para melhor representar o verdadeiro conteúdo da obra.
O Evangelho Segundo O Espiritismo é a obra da codificação espírita que contém a “explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida”.
É importante frisar que Kardec utilizou as mesmas máximas e parábolas deixadas por Jesus e reproduzidas nos evangelhos, agora analisadas e comentadas à luz do Espiritismo.
No ano em que lançou o livro, conforme publicado posteriormente em Obras Póstumas, Kardec comentou que “o edifício (Espiritismo) começa a libertar-se dos andaimes, e já podemos ver-lhe a cúpula a desenhar-se no horizonte”.
A redação de O Evangelho Segundo O Espiritismo exigiu de Allan Kardec uma condição muito especial para ser elaborada.
Para pesquisar, estudar e receber as intuições necessárias para a reunião e organização de temas tão profundos e delicados, Kardec precisou se isolar por meses no vilarejo de Ségur, na região sul da França, local que lhe proporcionou a tranquilidade necessária que uma cidade
movimentada como Paris – onde ele vivia – já não mais oferecia.
Em 9 de agosto de 1863, Kardec recebeu uma mensagem mediúnica, de uma entidade espiritual que o assistia na elaboração da obra, justificando o isolamento: “Nossa ação,
principalmente a do Espírito de Verdade, é constante ao teu derredor e tal que não a podes negar… compreendes agora por que precisávamos ter-te sob as mãos, livre de toda preocupação outra, que não a da Doutrina. Uma obra como a que elaboramos de comum acordo necessita de recolhimento e de insulamento sagrado”.
O Evangelho Segundo O Espiritismo nos oferece, em seu conjunto, os princípios que norteiam à justiça, a bondade e a misericórdia divina através da fé raciocinada, da reencarnação, dos fatos da vida presente em relação ao passado e futuro da Humanidade.
Para melhor entendimento dos assuntos abordados, Kardec se empenhou em ordenar os capítulos seguindo uma temática comum. O objetivo do professor foi facilitar a compreensão
do leitor e tornar mais agradável a sua leitura. Cada capítulo é iniciado com a reprodução de parábolas ditas por Jesus, assim como por mensagens psicografadas por espíritos superiores e
explicações complementares redigidas pelas mãos do próprio Kardec.
Por Moacyr Passos